3.02.2011

This is how I see



Ontem passei 4 horas, sim 4 horas em casa do Paulo Moreira a falar de fotografia... Podem não conhecer o nome, mas certamente que já viram o trabalho dele inúmeras  vezes, de certeza que já viram a capa do álbum Avatara dos Blasted, de certeza que já viram as imagens dos álbuns de Moonspell, Klepth, Hipnótica, Ramp, Nouvelle Vague, Toranja, Tiago Bettencourt, Cool Hipnoise, Fadomorse, entre muitos outros… Já fotografou imensa gente como o Ville Valo (vocalista dos Him), Neil Hannon (Divine Comedy), Blixa Bargeld (fazia parte dos Bad Seeds – Nick Cave)… Enfim, um “Monstro” da fotografia, e eu, ali, em casa dele, a falar e a ver o trabalho dele, perguntar que câmara usava e afins… Foram 4 horas que mais pareceram 10 a 15 mins. Nem dei conta de passar a hora de jantar… E então quando ele saca do livro do Corbijn… Bem, aí calei-me… As palavras dele para a Vera foram algo do género: “Olha, ele tá-se a passar, nem fala!”…
Aquelas 4 horas serviram para me relembrar que é preciso muito trabalho para atingir níveis elevados de qualidade, para pensar sequer em fazer trabalhos dignos de serem vistos por tais olhos. Ouvi-o falar de alguns projectos que começou e ainda não acabou, e isso fez-me lembrar que nunca mais acabei a imagem que serve de “logo” a este blogue.
O titulo da imagem é “This is how I see” e a ideia é mostrar o “Eu” enquanto fotografo. Há três elementos principais a meu ver na foto. O olho, que representa a forma como eu percepciono a realidade e a interpreto, a câmara fotográfica, com a qual registo/capturo o momento e as minhas mão que servem de configurar e segurar a câmara de acordo com a visão que tenho da imagem.
É o que eu chamo de “Work in progress”, mesmo tendo em conta que nunca mais lhe peguei. A foto principal foi tirada durante a foto-reportagem que fiz da inauguração de uma clínica, e a foto do olho… não, sei, é uma das muitas que tenho… A ideia é refaze-la por completo agora com a Canon e com uma nova foto do olho, provavelmente usando o inversor para obter mais detalhe, mas o conceito é este.
Foi a minha primeira manipulação/composit que submeti no Gfx e fez sucesso! Foi em 2008 (já lá vão uns anos). Acho que um dos melhores comentários foi “The highest compliment I can give you is I knew it was you without looking at the name…” É bom quando olham para o nosso trabalho e o conseguem identificar automaticamente…
Isto tudo para apresentar a primeira imagem do blogue, algo que deveria ter feito no primeiro post mas…  A conversa de ontem serviu para me inspirar um pouco e para me fazer querer pegar na maquina outra vez, sair para fazer fotografias mais conceptuais… isso e acabar esta! Fiquei mesmo com vontade de refazer esta… Tenho de arranjar um espelho redondo… ou não!

Sem comentários:

Enviar um comentário